Grupo de Jovens de Anjo

Vós sois o Sal da Terra a luz do mundo: no Evangelho de Marcos 9, 50

Significado do sacramento do crisma

2 Comentários

A Paz queridos irmãos!

Como eu disse no post anterior>> Crisma 2012- Igreja Católica de Anjo, estou fazendo este novo post para explicar um pouco mais sobre o sacramento do CRISMA.

5.2.3 SIGNIFICADO DO SACRAMENTO DA CRISMA

Para entender o significado do Sacramento da Crisma para o Cristão, alguns textos      bíblicos são sugeridos para leitura, a saber:

“Eu vos mandarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto” (Lc 24, 49);

Dar-vos-ei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Removerei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne… “ (Ez 36, 26a), e … 27Porei dentro de vós o meu espírito e farei com que caminheis segundo minhas leis e  observeis os meus          mandamentos.”(Ez 36, 27).

Quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda  a verdade, porque não falará de si mesmo, mas do que ouvir, e vos anunciará as coisas futuras.” (Jo 16, 13);
e

Mas recebereis uma força, o Espírito Santo que virá sobre vós; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, até os confins da terra”. (At 1, 8).

 De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC 1303), a confirmação produz crescimento e aprofundamento da graça batismal:

Enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos faz dizer “Abba, Pai” (Rm 8,15);

Une-nos mais solidamente a Cristo;
aumenta em nós os dons do Espírito Santo.
torna mais perfeita a nossa vinculação com a Igreja;
dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé pela        palavra e pela ação, como verdadeira testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e para nunca sentir vergonha em relação à cruz.
O sinal da unção, que designa e imprime o selo espiritual, no simbolismo        bíblico é rico de numerosos significados:
O óleo é sinal de abundância e de alegria;
O óleo purifica (unção antes e depois do banho) e amacia (unção dos atletas e dos lutadores);
É sinal de cura , pois ameniza as contusões e as feridas; e
Faz irradiar beleza, saúde e força.

  • Todos os significados da unção têm forte encontro na vida sacramental. A unção, antes do Batismo, com o óleo dos catecúmenos, significa purificação e fortalecimento; a unção dos enfermos exprime a cura e o reconforto. A unção com o santo crisma depois do batismo, na Confirmação e na Ordenação, é o sinal de uma consagração.
  • No rito essencial do sacramento da crisma é conferido pela unção do santo crisma na fronte, feita impondo a mão, e pelas palavras ditas pelo  ministro da crisma: ”Recebe o selo do Dom do Espírito Santo. Segue a esse rito essencial o ósculo da paz, que encerra o rito do sacramento, e significa e manifesta a comunhão eclesial com o Bispo e com todos os fiéis.
  • Matéria e Forma

A  forma de se ministrar o sacramento da crisma é pela unção do santo crisma na fronte, feita imposição da mão, e pelas palavras ditas pelo ministro da crisma: ”Recebe o selo do Dom do Espírito Santo.

A matéria usada na confirmação é o santo óleo do crisma, consagrado pelo Bispo na Quinta-feira Santa, durante a missa do crisma, consagração esta feita para o óleo do crisma a ser usado em  toda a sua diocese.

  • O Bispo é o ministro originário  e também o ministro ordinário (no rito latino) da Confirmação, pois como sucessores dos Apóstolos, receberam a plenitude do sacramento da Ordem.
  • A  administração pelos Bispos do Sacramento da Crisma  marca bem que ele tem como efeito unir aqueles que o receberam mais intimamente à Igreja, às suas origens apostólicas e à sua missão de dar o testemunho de Cristo. 
  • Todo batizado ainda não confirmado pode e deve receber o sacramento da crisma.
    • Nas Igrejas Orientais este Sacramente é administrado imediatamente após o Batismo; é seguido da participação na Eucaristia, tradição que põe em destaque os três sacramentos da iniciação cristã. Na Igreja Latina administra-se este sacramento quando se atinge a idade da razão, e normalmente se reserva a sua celebração ao Bispo, significando assim que este sacramento corrobora o vínculo eclesial.
    • O candidato ao sacramento da crisma deve além de ter atingido a idade da razão deve professar a fé, estar em estado de graça, Ter a intenção de recebê-lo e estar preparado para assumir a sua função de discípulo e de testemunha de Cristo, na comunidade eclesial e nas ocupações  temporais.


 Os sete dons do Espírito Santo são: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus. Eles são dons que nos aproximam de nossa vocação: a Santidade.

 

Deus os abençoe!

Cássia Akiko Kawamura

 

fonte:http://catecismo.universocatolico.com.br/index.php

About these ads

2 thoughts on “Significado do sacramento do crisma

  1. As pessoas que são crismadas ,estão confirmando o batismo em uma idade de perfeita razão e ciencia de que verdadeiramente pertencem a Cristo Jesus,sendo assim os catolicos crismados não podem aceitar dos evangelicos ou protestantes que não são batizados no Espirito Santo,isto é,que houve renovo no seu ser cristão.

    • Paz e bem Fabio! Obrigada pelo seu comentário!
      Sim, no sacramento do Crisma renovamos nossas promessas em Cristo!
      A Igreja Católica é guiado pelo Espirito Santo de Deus e não há dúvidas!
      “Quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas do que ouvir, e vos anunciará as coisas futuras.” (Jo 16, 13);

      Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.